Histórica

126 anos da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil (IEAB)

Os anglicanos chegaram ao Brasil em 1810, em decorrência do Tratado de Comércio e Navegação celebrado entre Portugal e Inglaterra. O tratado facilitou a migração de ingleses para o Brasil e, com isso, estabeleceu-se capelanias para o atendimento espiritual dos ingleses anglicanos.

bispokinsolving
Rev. Lucien Lee Kinsolving

Na segunda metade do séc. XIX, começou a se intensificar a vinda de missionários dos Estados Unidos os quais começaram a se dedicar ao anúncio do Evangelho também aos brasileiros, em meio a confrontos com a Igreja Católica Romana. Esse é o caso do Rev. Richard Rolden, como vimos no post Anglicanismo de Missão na Bahia: a perseguição ao Rev. Richard Rolden (1862-1864). Desse modo, em 1º de junho de 1890, os missionários  Lucien Lee Kinsolving e James Watson Morris, vindos dos EUA, realizaram a primeira celebração eucarística dos anglicanos como uma igreja articulada para os brasileiros, que é a atual Igreja Episcopal Anglicana do Brasil, 19ª Província da Comunhão Anglicana.

Desde então, a História da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil é uma luta por expansão no território nacional e por autonomia em relação à Igreja Episcopal do Estados Unidos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s