Histórica · Teológica

Um sermão sobre a Excomunhão (Lutero)

Öèôðîâàÿ ðåïðîäóêöèÿ íàõîäèòñÿ â èíòåðíåò-ìóçåå gallerix.ruEra 1520. O padre e monge agostiniano, Matinho Lutero, estava envolvido numa polêmica com o Papado por causa de suas 95 teses pregadas na porta da igreja de Wittenberg, em 31 de outubro de 1517. Há rumores de excomunhão e, obviamente, a comunidade ligada a Lutero, amedronta-se com as consequências de uma eventual excomunhão.

Por essa razão, Lutero prega Um Sermão sobre a Excomunhão dias após a Solenidade de Corpus Christi,  que é o sacramento da comunhão. O objetivo do sermão, fica óbvio na leitura, não é defender a si mesmo, mas encorajar a comunidade contra o medo da excomunhão, e o método encontrado para isso é esmiuçar o conceito de excomunhão. Ele faz uma distinção entre comunhão interior e comunhão exterior e sustenta que há excomunhões justas  e injustas. As excomunhões justa são benéficas aos excomungados; ao passo que as excomunhões injustas são maior causa de perdição aos impetrantes da excomunhão que aos submetidos a essa pena eclesiástica.

Pouco depois, a 15 de junho de 1520, o Papa Leão X formaliza a ameaça de excomunhão de Lutero através da bula Exsurge Domine e Lutero vem a ser excomungado em 03 de janeiro 1521, com a bula Decet Romanum Pontificem. Passados quase 500 anos das 95 teses de Lutero, as razões da excomunhão de Lutero viraram “poeira no ar”, coisa incompreensível para os dias atuais, uma vez que a Igreja Católica Romana absorveu as práticas e teologias criticadas por Lutero. A história mostra a contingência das excomunhões, que alguns pretendem atribuir foro de eternidade.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s