Literária

“Duda”, um conto de Joice Lorena

WhatsApp Image 2020-07-25 at 16.57.53.jpeg
Joice Lorena (Crédito: Henrique Souza)

Faz um tempo, desfruto da amizade e confiante de Joice Lorena, minha conterrânea querida de Santo Amaro da Purificação (Bahia). Desde que nos conhecemos, Joice tem partilhado comigo, aqui e ali, os textos de sua autoria. E eu amo ler seus textos!

 

Desde o início da onda de protestos antirracistas motivados pela morte de George Floyd nos EUA, em decorrência de uma abordagem policial, lembrei-me do conto “Duda”, que foi escrito por Joice em 2017. “Duda” é um soco no estômago de todos que apagam os afetos e a humanidade das pessoas pretas, naturalizando o sistemático assassinato de pessoas negras. Na época em que o escreveu, Joice enviou-o a mim e eu tive a alegria de trabalhá-lo em sala de aula (sempre que posso, aproveito textos de santamarenses em sala de aula!).

Depois de autorizado por ela, posto aqui no blog o conto como mais uma forma de não esquecermos o necessário protesto-nosso de cada dia, contra essa sociedade racista que pratica o extermínio da juventude negra de nosso país. Essa postagem também é um modo de, na pessoa de minha amiga Joice, homenagear todas as mulheres negras latino-americanas e caribenhas, nesse dia 25 de julho, cuja data é dedicada a elas.

Viva Tereza de Benguela!
Viva as mulheres pretas de nosso país!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s