Histórica · Teológica

As feições étnico-raciais do LOC brasileiro

O grande impulso que a luta antirracista recebeu diante da indignação de tantas assassinatos de pessoas negras por mãos do Estado, nesse contexto de pandemia, inspirou-me a escrever esse artigo, que originalmente foi escrito para compor um futuro livro sobre Teologia Negra que será publicado no Brasil.

Pareceu-me fundamental pensar o recorte étnico-racial no Livro de Oração Comum (LOC) da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil (IEAB), uma vez que o LOC é um elemento fundamental para a identidade anglicana. Há quem diga, inclusive, que somos a igreja dos dois livros: a Bíblia e o LOC!

Enfim, escrevi o artigo As Feições étnico-raciais do LOC brasileiro e agradeço a contribuição dos irmãos e irmãs que cooperaram comigo para que o artigo fosse escrito. Nomeio-os no artigo, em nota de roda-pé, mas destaco aqui a bispa Marinez Bassoto, pelos preciosos comentários ao texto. Espero que o artigo seja uma contribuição para irmos nos apercebendo os diversos elementos da negritude (e outras etnicidades) na vida anglicana brasileira.


Crédito da foto de destaque: Diocese Anglicana da Amazônia (DAA)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s