Histórica

Anglicanismo na Bahia durante a 1ª metade do séc. XX

Dando continuidade aos posts sobre o Anglicanismo na Bahia, compartilhamos aqui esse novo texto sobre o Anglicanismo na Bahia na primeira metade do séc. XX, esse período que parece-me representar um declínio na vida anglicana da Bahia. Diferencia-se, contudo, este texto dos demais porque principiamos uma análise sobre o trabalho das capelanias britânicas no Brasil (em especial Salvador) à luz de um cenário maior, que é a Diocese Anglicana da Argentina e América do Sul Ocidental, da qual o Brasil fazia parte.

Raramente temos acesso, no Brasil, a essas informações, dado que prevaleceu no país o trabalho missionário da Igreja Episcopal dos Estados Unidos, ao qual se integraram as capelanias da Igreja Inglaterra a partir de 1955. Por isso, raramente escutamos nomes como o do Bispo Waite Hockin Stirling (1829-1923), primeiro bispo da Diocese das Ilhas Falkland (ou Malvinas), à qual pertencemos primeiramente, até que fosse desmembrada de seu território a Diocese Anglicana da Argentina e América do Sul (1910), cujo primeiro bispo foi o Revmo. Edward Francis Every (1862-1941), que tantas vezes visitou as capelanias britânicas do Brasil.

Esperamos escrever pelo menos mais dois posts (talvez mais) para essa série sobre o Anglicanismo na Bahia. Um post referente à segunda metade do século XX e outro referente a esses primeiros vinte anos do segundo milênio.

Pra quem não se lembra, os dois textos anteriores foram Anglicanismo na Bahia do Século XIX: a implantação da ComunidadeAnglicanismo de Missão na Bahia: a perseguição ao Rev. Richard Rolden (1862-1864) Confira a série, que vale a pena!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s