Histórica · Teológica

Samuel A. Crowther, o bispo anglicano sistematizador do Iorubá

Bishop_Samuel Ajayi Crowther

 No cenário anglicano brasileiro, ainda pouco articulado em torno da cultura afro na Igreja, talvez alguns e algumas já ouviram falar em Samuel Ajayi Crowther, o primeiro bispo anglicano natural da África (c. 1809-1891), mas certamente poucos conhecem a vida deste nigeriano (etnia iorubá), cuja importância não se restringe à evangelização da Nigéria. Além de missionário, o Bispo Samuel foi o primeiro sistematizador da linguística iorubá e um estruturador da sociedade africana, ao passo que se serviu do que adquiriu na Inglaterra para capacitar seu povo frente a Europa.

A principal dificuldade para o conhecimento da vida de Samuel Crowther entre nós é a falta de textos traduzidos para o português. Por essa razão, resolvi traduzir um texto sobre o nigeriano (com a ajuda do Google Tradutor… rsrs), o qual reconheço não estar numa excelente qualidade a tradução, mas serve bem ao nosso propósito, que é oferecer uma leitura da vida de Crowther. O texto é este: Samuel Ajayi Crowther, bispo missionário africano e iouruba, de autoria de Andrew E. Barnes, professor de História da África e da Europa com foco na história do Cristianismo. Se você desejar ler o artigo em inglês, é só clicar aqui: Samuel Ajayi Crowther, African and Yoruba Missionary Bishop.

Em A Rebelião Escrava no Brasil: A História do Levante dos Malês em 1835 (p. 168-170), o professor João José Reis nos faz saber que, em 1821, Samuel Adayi Crowther foi capturado em Osogun e estava destinado a vir para o Brasil (talvez a Bahia), mas o navio negreiro em que ele estava cativo foi interceptado cruzadores britânicos, que o levou para Serra Leoa. É a partir daí que ele inicia sua história com a Igreja Anglicana (The Church of England), que o levará até o episcopado missionário na África.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s