Literária · Teológica

Por que não sou pacifista (C. S. Lewis)

dt6reldw0aadgckAcabei de ler o artigo de C. S. Lewis intitulado Por que não sou pacifista. O texto é um dos 24 artigos inéditos do autor, em português, compilados no livro: “Ética para viver melhor” (2017). Trata-se de um texto muito pertinente para os tempos últimos no Brasil, em que vimos se levantar um pelotão de “cristãos bélicos” em apoio à plataforma política de Jair Bolsonaro.

Lewis buscava demover o Reino Unido do ideal pacifista que desestimulava o alistamento para as forças armadas. Era 1940 e ele estava de olho no necessário embate britânico aos projetos da Alemanha de Hitler.

Como cristão anglicano ele demonstra que não poderia haver respaldo bíblico ou na tradição anglicana (e sequer na católica) para tal pacifismo. Lástima não termos a mesma profundidade nos dias de hoje, no debate símile que se passa no Brasil.

Concordo com os argumentos de C. S. Lewis, e até pregaria com ele nos cultos. Recomendo o texto, inclusive, aos colegas armamentistas para que qualifiquem seu olhar (é óbvio que alguns já são qualificados).

Embora os argumentos possam ser tomados aqui e acolá para os ideais armamentistas de alguns no Brasil (como o direito à legítima defesa), não vejo uma desautorização de Lewis à oposição ao armamentismo no Brasil. Inclusive porque um dos pressupostos de Lewis para rebater o pacifismo de 1940 é a obrigação do Estado em manter a segurança pública… enquanto no Brasil o Estado deseja transferir para o cidadão a responsabilidade por sua segurança, imputando-lhe as armas.

Fica a dica de leitura. Muito boa, por sinal.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s