Estudos Literários · Histórica

Sobre as diferenças entre a História e a Literatura

Encontrei hoje o maravilhoso blog Tudor Brasil, que compendia historiografia, literatura relacionada à dinastia Tudor, à qual fazia parte Henrique VIII, que separou a Igreja da Inglaterra da autoridade espiritual e jurídica papal.
Entre as maravilhosas postagens do blog, há esta sobre as diferenças entre história e literatura. Ela tem tudo a ver com o Conciliação. Então resolvi reblogá-la aqui. Espero que apreciem a leitura. Grande abraço

tudors series.png

Volta e meia, nos deparamos com divergências e confusões em nossa página em relação ao conteúdo produzido pelos historiadores e as produções feitas pelos romancistas. Alguns associam história e literatura como áreas análogas. O que não é verdade. Tendo em vista a percepção de que muitos ainda fazem confusão em relação às diferentes formas de abordagem e função destas disciplinas, julgamos como fundamental trazer para vocês uma explicação que pudesse elucidar o fazer destas áreas.

61B3KQ0CThL._UX250_ Philippa Gregory, mais famosa romancista histórica sobre o período Tudor.

A discussão sobre História e Literatura deve ser percebida dentro das especificidades e questões de cada uma das áreas, apesar de serem disciplinas “co-irmãs” e interconectadas, seus fazeres e usos são distintos. O primeiro ponto a chamar atenção é que um “romance” sobre a dinastia Tudor, Avis, Bourbon, ou dos grupos camponeses, escrito hoje, é configurado do tipo “romance histórico”. Já obras escritas nestes ou…

Ver o post original 771 mais palavras

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s